Dicas e truques: Nhoque

Dicas e truques: Nhoque
  • Para a preparação do nhoque, o ideal é o uso de uma variedade de batata farinhenta, ou seja, de polpa mais absorvente e que desmancha facilmente, e que é a melhor também para o preparo do purê. Corte uma das batatas crua pelo meio e esfregue vigorosamente uma metade contra a outra. Se soltar água, essa não é a batata ideal para nhoque, pois precisa ser do tipo farinhenta. Quanto mais úmida a batata, mais farinha terá que usar e, com muita farinha o nhoque fica pesado e pouco saboroso. É por essa razão que, às vezes, os nhoques não dão certo.
  • Como absorvem mais facilmente os líquidos, é melhor cozinhar as batatas com casca.
  • Para evitar que estourem, devem ser colocadas em água salgada e fria e levadas ao fogo baixo, tampadas em panela de pressão, onde cozinharão por mais ou menos 1 hora, dependendo do tamanho.
  • Também pode-se assar as batatas ao invés de cozinhar, pois assim elas não absorverão água do cozimento. Ao assar, fure-as com um garfo para que cozinhem por igual.
  • Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor. Espere esfriar para misturar os outros ingredientes. Não fique sovando muito a massa, só sove até desgrudar. Parou de grudar, pare de sovar.
  • Misture a farinha de trigo somente no momento em que for cozinhar a massa do nhoque. Misture em pequenas porções para que toda a massa com a farinha de trigo possa ser cozida ao mesmo tempo. (Se voce ainda não tem prática em fazer esse prato, deixe pra seguir essa dica quando tiver mais prática)
  • Ao cozinhar os nhoques, espere subirem para a superfície, retire com uma escumadeira, coloque num escorredor, passe imediatamente por água fria em abundância e escorra. À medida que for escorrendo, vá colocando num refratário, para que as novas porções cozidas possam ser colocadas no escorredor.